Pólos de Convivência
Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.
Convivências Sociais Diárias
Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.
Telecentros comunitários SeLiga!
Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!
Centro do Idoso
O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.
Máquinas com 100% Software Livre
Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.
II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR
Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.
Telecentros comunitários SeLiga!
1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388
Telecentros comunitários SeLiga!
1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173
Telecentros comunitários SeLiga!
1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384
Telecentros comunitários SeLiga!
1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro
Telecentros comunitários SeLiga!
1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409
Capacitação Orientadores SEBRAE 2011
O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.
Encontro mensal dos monitores
Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.
Prêmio Conexão Cultura 2010
O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.
30 novembro, 2009
FEIRA DAS NAÇÕES
PREFEITO ASSINA ADESÃO DO MUNICÍPIO AO PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA
DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS!
DEZEMBRO EMPREENDEDOR!
26 novembro, 2009
ESTOQUE DE EMPREGOS FORMAIS EM MARACANAÚ SUPERA 40 MIL VAGAS
MUNICÍPIO ESCOLHE SEUS DELEGADOS PARA CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES!
DÍVIDAS COM O IPTU DE 2004 SÃO PERDOADAS
25 novembro, 2009
PROGRAMA SE LIGA CONQUISTA PRÊMIO NACIONAL POR TRABALHO DE EDUCAÇÃO NOS TELECENTROS !
AGRICULTURA DE MARACANAÚ INCREMENTA MERENDA ESCOLAR!
DIA DO PALHAÇO SERÁ COMEMORADO NO MUNICÍPIO!
23 novembro, 2009
ABERTAS INSCRIÇÕES AO CONCURSO DE PRESÉPIOS DO V NATAL DE BRILHO
DEPUTADOS DESTINAM EMENDA DO ORÇAMENTO PARA MARACANAÚ
MARACANAÚ IMPLANTA MAIS UMA AÇÃO NO COMBATE À VIOLÊNCIA
O sistema de vídeo-monitoramento de Maracanaú começa a funcionar no próximo dia 27. Os postes que receberão o fibramento ótico, além das câmeras, estão sendo implantados, como informou o comandante da Guarda Municipal, Coronel Castelo. Os containers para implantação da Central de Monitoramento estão sendo montados e os guardas responsáveis pelo sistema recebem treinamento. Apesar de a segurança ser de responsabilidade do Governo Estadual, o prefeito Roberto Pessoa está atento à questão e já adotou diversas ações no combate à violência. Entre elas, Rondas Escolar e da Saúde, Ciclopatrulhamento, além da construção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - AD, no Distrito de Pajuçara. Outra iniciativa importante foi a implementação da Cultura de Paz no Município, motivo de discussões, trabalhos e até edição de um livro sobre o assunto, em toda a rede escolar. Numa parceria com o Governo Estadual, Maracanaú é beneficiado com o Ronda do Quarteirão em 100% do seu território.
PREFEITURA REFORÇA ILUMINAÇÃO PARA MAIOR PROTEÇÃO DOS CIDADÃOS
MUNICÍPIO GERA QUASE 600 EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA EM OUTUBRO!
INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO PUXA O CRESCIMENTO DO MERCADO DE TRABALHO!
Os principais segmentos da economia de Maracanaú apresentam forte expansão do volume de empregos no mês de outubro, conforme o levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. A indústria de transformação local puxou esse crescimento com a geração de 377 postos de trabalho somente em outubro. Em destaque, aparecem os setores de serviço e comércio, com saldo positivo de 95 e 58 vagas, respectivamente. Outro número animador foi obtido pela construção civil, que gerou 37 novas ocupações com carteira assinada. Os dados sinalizam a rápida expansão da economia local, após a superação da crise econômica e financeira internacional. Demonstram, ainda, que Maracanaú se posiciona como um dos principais impulsionadores da expansão do mercado de trabalho formal no Ceará. (OS)
SECRETARIAS MUNICIPAIS VÃO SE ENGAJAR NO COMBATE À VIOLÊNCIA!
19 novembro, 2009
Centro Cultural do BID busca propostas para projetos em pequena escala. Inscrições até 31 de janeiro de 2010
O Centro Cultural do Banco Interamericano de Desenvolvimento está buscando propostas para concessões de ajuda financeira em 2010 a projetos de desenvolvimento cultural de pequena escala. As propostas devem ser enviadas antes de 31 de janeiro de 2010 para as Representações do BID nos 26 países da América Latina e do Caribe.
O Programa de Desenvolvimento Cultural foi concebido para estimular o desenvolvimento de projetos inovadores, preservar e recuperar tradições e conservar o patrimônio cultural, entre outros objetivos. Os projetos são avaliados de acordo com sua viabilidade, alcance educativo, uso eficaz de recursos, capacidade de mobilizar recursos financeiros adicionais e impacto de longo prazo sobre a comunidade.
O BID pode financiar até dois terços de um projeto. As organizações locais são responsáveis por proporcionar o resto dos recursos e apoiar o projeto de modo sustentável.
Edital "Cultura e Pensamento" para debates presenciais e periódicos. Inscrições até 17/01/2010
Na edição 2009-2010, o edital de apoio a debates presenciais disponibilizará um valor de até R$ 90 mil para cada um dos oito projetos vencedores. O processo de seleção acontecerá em duas etapas, sendo a primeira delas efetuada através de formulário online, no qual o proponente deverá apresentar e justificar sua proposta, sem a necessidade de detalhamento completo quanto a procedimentos operacionais de execução.
Sustentabilidade: que bicho é esse?
Por incrível que pareça, o universo das pessoas que entendem o que é responsabilidade social ou sustentabilidade ainda é muito pequeno. É difícil para nós acreditar na afirmação acima porque o assunto passa por nossas mãos diariamente que nem damos conta da falta de informação sobre o tema.
Na minha cabeça o assunto já era bastante discutido e não precisaria de explicações para quem quer que fosse principalmente para profissionais de níveis gerenciais em grandes corporações. Quando o assunto em pauta - seja em uma conversa informal ou de negócios - se trata de sustentabilidade ou responsabilidade social, ouvimos as seguintes frase “...é, esse tema é a bola da vez”; “é um assunto que dá dinheiro”; ou ainda “é o futuro dos negócios”, mas nem todos sabem o que de fato isso significa.
A falta de informação é latente tanto que, na grande mídia, o espaço destinado a assuntos voltados à sustentabilidade é bem pequeno ou quase nada. Pouco se ouve ou se lê a não ser quando existe alguma campanha filantrópica específica. Além disso, a confusão entre o tema sustentabilidade e a filantropia ainda é comum. Apenas os veículos especializados é que dão destaque e valorizam cada detalhe do conjunto de ações ou, metaforicamente falando, os ingredientes que são utilizados para fazer ‘bolo sustentável’. Esses ingredientes são chamados de stakeholders.
Os stakeholders são os funcionários, os clientes, os fornecedores, a comunidade do entorno, o meio ambiente, os relacionamentos, os serviços, a produção, a matérias-prima, os governos, enfim, todos os elos que precisam estar bem alinhados nesta corrente e que proporcionarão sucesso e perenidade à corporação.
É cada vez maior o número de empresas que se importam com o tema e produzem anualmente os seus, ainda pouco conhecidos, relatórios de sustentabilidade. As grandes corporações que mantém negócios globalizados, já produzem esses relatórios onde constam informações gerais sobre a empresa, os seus resultados no que se refere às suas ações sociais, ambientais, sobre seus relacionamentos e de seus pares. É claro que isso não só uma coisa bonitinha de se ver, mas, geralmente essas informações são utilizadas estrategicamente para relacionamentos, parcerias, fusões, entre outras formas de negócios. Por exemplo: recentemente pudemos observar um grande número de Ofertas Públicas de Ações (IPOs) na Bovespa. Porém, para atrair capital estrangeiro, muitas empresas tinham de se adequar às regras do mercado de ações que estabelecem algumas exigências, entre elas, padrão internacional contábil e transparência apontada através dos relatórios de sustentabilidade. Muitos investidores internacionais não aplicam seu capital em empresas que não são socialmente sustentáveis. Um modelo padrão de relatório tem de constar informações sobre ambiente, uso de recursos hídricos, segurança, saúde, análise socioeconômica, entre outros.
Por outro lado, há um ponto negativo dentro de muitas corporações. Alguns estudos apontam que as pessoas de decisão dentro das companhias afirmam não ter tempo para a leitura das mais de 400 páginas dos relatórios de sustentabilidade. Muitos defendem modelos padrões de relatório que contenham informações básicas, fáceis de serem traduzidas e absorvidas.
O fato é que, apesar de o crescimento anual do número de empresas que se dedicam ao tema sustentabilidade - inclusive destinando parte dos recursos orçamentários para este setor- ainda é grande o universo das companhias, das pessoas e dos meios de comunicação que pouco ou nada conhecem sobre o assunto. Também sei que, como formador de opinião, tenho parcela de culpa nisso. Porém, faço trabalho de formiguinha e sempre tento, de alguma forma, levar a informação adiante.
Fundação Semear promove curso de balanço social
A Fundação Semear realiza, no dia 27 de novembro, o curso de Relatório de Atividades e Elaboração de Balanço Social. Serão abordados temas como: conceito de Balanço Social; relatório de atividades; modelos: IBASE, ETHOS, GRI, Conselho de Contabilidade; elaboração e análise de balanços sociais; indicadores e exercícios práticos envolvendo a confecção do Balanço Social.
A capacitação será ministrada por Jeane Kich, Mestranda em Ciências Sociais – UNISINOS. Pós-Graduada em Gestão Social - PPGA/UFRGS. Graduada em Administração Hab. Recursos Humanos – UNISINOS. Consultora Social da Rede Profissionais Sociais. Desde 2003 é Coordenadora Executiva da Parceiros Voluntários de Canoas.
O curso ocorre na sala 12 da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI-NH/CB/EV), em Novo Hamburgo / RS, das 9h às 18h, tendo duração de 8 horas. O investimento é de R$ 60,00 para organizações do terceiro setor, mantenedores e investidores da Fundação Semear, estudantes e empresas associadas à ACI-NH/CB/EV e R$ 100,00 para demais participantes. Duas ou mais inscrições da mesma instituição, recebem 15% de desconto. As inscrições podem ser realizadas até dia 25 de novembro, pelo telefone (51) 2108 2108, ramais 2162 ou 2193, pelo e-mail morgana@fundacaosemear.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo sitewww.fundacaosemear.org.br.
OI prorroga inscrições de projetos culturais até 30 de novembro
12 novembro, 2009
PREFEITURA DE MARACANAU SELECIONA PESSOAS PARA VAGAS DE EMPREGO!
ARTESANATO MARACANAUENSE ATINGE R$ 25 MIL NA CASA COR!
MARACANAÚ SEDIA DEBATE SOBRE ORÇAMENTO DO ESTADO EM 2010 PARA REGIÃO METROPOLITANA
11 novembro, 2009
MARACANAÚ PARTICIPA DE ENCONTRO INTERCONTINENTAL SOBRE NATUREZA
MUNICÍPIO FINALIZA RECADASTRAMENTO DE FEIRANTES DA SÉ PARA AVALIAR REAL SITUAÇÃO.
A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Trabalho e Emprego e Empreendedorismo, finalizou recadastramento junto aos feirantes da Sé, em Maracanaú, identificando que 518 deles estão, efetivamente, comercializando nas dependências do Feira Center. O levantamento será apresentado ao prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, em data a ser marcada. A Prefeitura de Maracanaú analisará a situação dos feirantes e, se for o caso, os relocará em novo espaço, a partir de janeiro. CONVÊNIO – A vigência do convênio de cooperação entre a Prefeitura, Sil Investimentos Imobiliários e Associação dos Feirantes da Sé para o funcionamento da Feira, em Maracanaú, termina no dia 31 de dezembro deste ano. Porém, por vontade própria, a Sil Investimentos Imobiliários decidiu rescindi-lo e essa prerrogativa está prevista no contrato assinado. Diante do exposto, cabe à Sil se pronunciar sobre os motivos que a levaram à rescisão. (MR)
ARTESANATO MARACANAUENSE É SUCESSO DE VENDAS NA CASA COR!