Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

30 novembro, 2009

FEIRA DAS NAÇÕES




O Liceu de Maracanaú abre, amanhã, 1º de dezembro, a Feira das Nações. A partir das 8 horas, os estudantes do 9° ano vão apresentar os resultados de pesquisa e dedicação, em aproximadamente um mês, sobre as marcas culturais dos outros continentes no Brasil. Para esta tarefa, eles produziram mural informativo, painel estilizado, curtas-metragens, além das apresentações tradicionais de dança e teatro. A Feira das Nações acontecerá nesta terça e próxima quinta-feira, 3. O Liceu de Maracanaú fica na Rua Novo Oriente, s/n, no bairro Piratininga.

PREFEITO ASSINA ADESÃO DO MUNICÍPIO AO PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA



O Ministro da Justiça, Tarso Genro, e o Prefeito Roberto Pessoa assinam amanhã, 1º, às 14 horas, na Praça do bairro Granja Portugal, em Fortaleza, a adesão oficial de Maracanaú ao Programa Nacional de Segurança Pública – Pronasci. A assinatura ocorrerá durante o lançamento do Programa Território da Paz. O convênio permitirá o recebimento mensal de recursos para manutenção e ampliação das ações de combate à violência no Município. O sistema de monitoramento por câmeras em Maracanaú será entregue nos próximos dias. Parte dos recursos para sua instalação vem do Pronasci. O videomonitoramento contará com 22 câmeras, localizadas em pontos estratégicos da Cidade. A idéia é adquirir mais 70 equipamentos de vigilância. Os postes que receberão a fibra ótica para transmissão de imagens, além das câmeras, estão sendo implantados.

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS!



Amanhã é o Dia Mundial de Luta Contra Aids. A Secretaria de Saúde de Maracanaú realizará atividades educativas nos 25 postos de saúde, CAPS/ AD e Geral, na comunidade do Parque São João, e em sete unidades de ensino que participam do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. A programação, que se estenderá ao longo de toda a terça-feira, inclui palestras, gincanas, apresentação de peça teatral, distribuição de panfletos educativos, além de teste rápidos de HIV com resultados em 20 minutos, disponível no Centro de Testagem de HIV, que funciona no Hospital Doutor João Elísio de Holanda- HMMc. O evento se encerra com uma caminhada, às 17 horas, na Avenida II, Centro.

DEZEMBRO EMPREENDEDOR!



A Casa do Empreendedor, da Prefeitura de Maracanaú, está divulgando a programação de palestras e consultorias para o mês de dezembro. As inscrições são gratuitas e os interessados precisam apresentar RG, CPF e preencher uma ficha cadastral. As palestras são ministradas pelos consultores e palestrantes do Sebrae, sempre às terças-feiras, das 15 às 17 horas. As consultorias acontecem, às quintas-feiras, das 14 às 17 horas. Sempre voltadas para a melhoria dos negócios, os temas dessas atividades são diversificados, enfocando assuntos como empreendedor individual, empreendedorismo, gestão de finanças pessoais e o preço certo dos produtos. A Casa do Empreendedor funciona das 8 às 17 horas, na Av. I, n°17, dentro do Feira Center – Jereissati.

26 novembro, 2009

ESTOQUE DE EMPREGOS FORMAIS EM MARACANAÚ SUPERA 40 MIL VAGAS


 
O volume total de empregos com carteira de trabalho assinada, em Maracanaú, aumentou 11,5% de 2007 para 2008, passando de 35.951 para 40.104 vagas. Esse resultado positivo está no balanço divulgado, recentemente, pelo Sistema Público do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Os setores da atividade econômica que tinham maior estoque de empregos formais em 2008 eram a indústria de transformação, com 24.984 vagas, seguida pelo comércio, com 5.100 postos formais, administração pública, com 4.870, e serviços, com 4.460. A construção civil dispunha de 439 oportunidades com carteira assinada, o setor de extrativismo mineral contava com 132 ocupações, a agropecuária com 65 e os serviços industriais de utilidade pública respondiam por 54 empregos. Em relação às ocupações com maiores estoques de vagas formais, tiveram destaque operador polivalente da indústria têxtil, profissão de 3.317 maracanauenses, operador de linha de produção, com 2.463 trabalhadores, professor de nível superior do ensino fundamental, com 1.856 vagas, auxiliar de escritório em geral, com 1.413 oportunidades, e vendedor do comércio varejista, cujo número de inscritos no cadastro do MTE contabiliza 1.230 profissionais. A remuneração média dos trabalhadores formais de Maracanaú estava em R$ 930,31 em 2008. (OS)

MUNICÍPIO ESCOLHE SEUS DELEGADOS PARA CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES!

Maracanaú elegeu seus oito delegados para representar o Município na Conferência Estadual das Cidades, que acontece em março de 2010. A eleição ocorreu na última sexta-feira, 20, no Centro de Treinamento do Sesi, durante a 4º Conferência da Cidade. Participaram da eleição 120 delegados como representantes da sociedade civil e do poder público. Entre os delegados eleitos, pelo poder público, estão: Andrerson Rafael Cavalcante Nunes, da Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano; Nauriello Almeida de Andrade, da Secretaria de Juventude; Raimundo Wagner Silva Moreira, da Fundação de Cultura; e como suplente Élio Magalhães, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os representantes dos sindicatos foram: Maria Helena Maia Alves, do Sindicato dos Auxiliares de Odontologia; e como suplente José Augusto César Costa Mesquita, do Sisma. Entre os empresários, foram eleitos: Pedro Marcos Rosa Daniel, da CDL; e Cláudio Henrique Viana de Oliveira, da Empresa Daferro S/A, como suplente. Os movimentos populares terão como titulares Antônio Evandro Ferreira Nogueira, da Associação dos Moradores do Alto Alegre, e Glailton de Sousa Faustino, da Acobeja, tendo como suplentes Maria Alves dos Santos, da Associação Time Bom de Bola, e Jacinto Araújo da Silva, do Morhan. As entidades acadêmicas serão representadas por Antônio Cleumi do Nascimento Campos, da União dos Estudantes Maracanauenses - UEM. (EL)

DÍVIDAS COM O IPTU DE 2004 SÃO PERDOADAS




A Prefeitura de Maracanaú, por meio da lei 1.485 de novembro de 2009, perdoou os créditos tributários devidos referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU, ocorridos em 2004. Esses créditos serão remitidos em 31 de dezembro de 2009. No entanto, existem duas condições para que o contribuinte tenha direito a esse benefício: o valor do tributo não pode ser superior a R$ 200 por cada inscrição municipal do imóvel; não ter sido pago o imposto até 31 de dezembro de 2009.

25 novembro, 2009

PROGRAMA SE LIGA CONQUISTA PRÊMIO NACIONAL POR TRABALHO DE EDUCAÇÃO NOS TELECENTROS !


O Programa de inclusão digital “Se Liga – Construindo a Cidade Digital” é um dos vencedores do Prêmio A Rede 2009. O Se Liga foi agraciado na modalidade Terceiro Setor, na categoria organização da sociedade civil. Ele disputou com 200 projetos inscritos na terceira edição do Prêmio. A premiação nacional é promovida pela Momento Editorial, que publica a Revista A Rede. A publicação é considerada referência editorial na área de inclusão digital no país. Uma matéria publicada na Revista, intitulada “Formando Cidadãos em Espaços Públicos”, destaca que Maracanaú conquistou a sua cidadania digital com a ampliação do número de telecentros de dois para 33 espaços. Em três anos, foram aproximadamente R$ 1 milhão de investimentos, sendo R$ 250 mil com verbas do Ministério das Comunicações. Os recursos são revertidos em benefícios educacionais para população. Nesse período, mais de 26 mil pessoas foram atendidas em oficinas e cursos diversos. Até 2010, a Prefeitura planeja chegar a 88 telecentros em escolas municipais e associações comunitárias. O Programa é uma parceria da Prefeitura com o Instituto Idear. Cerca de 90% dos recursos investidos são dos cofres municipais.

AGRICULTURA DE MARACANAÚ INCREMENTA MERENDA ESCOLAR!



A Secretaria de Educação – Seduc e a Assessoria de Agronegócios concluíram um levantamento sobre a atual situação da produção agrícola municipal. O balanço da safra disponível será divulgada amanhã, 25, em reunião a partir das 9 horas, no prédio da Seduc. A partir deste cálculo, a proposta é abastecer as escolas públicas municipais com hortaliças e frutas da agricultura familiar de Maracanaú. Inicialmente, serão beneficiadas as creches conveniadas e a Escola Indígena do Povo Pitaguary. A medida é parte da Lei N° 11.947, segundo a qual a merenda escolar deve receber, no mínimo, 30% de alimentos oriundos da agricultura familiar. O projeto, previsto para iniciar no próximo ano letivo, será a garantia de alimentos mais saudáveis para os estudantes e uma maior incentivo à comercialização local dos produtos orgânicos da Zona Rural da Cidade.

DIA DO PALHAÇO SERÁ COMEMORADO NO MUNICÍPIO!



 O Dia do Palhaço será comemorado em Maracanaú com várias atividades culturais. A festa acontecerá no próximo dia 10 de dezembro, com shows no Centro Cultural Dorian Sampaio. A população poderá assistir gratuitamente apresentações de vários artistas, a partir das 9 horas. No período da tarde, com início às 16 horas, acontecerá um Cortejo Cultural. A saída será na Praça do Banco Brasil com a chegada ocorrendo na Praça da CDL. A programação contará com a participação de 100 palhaços. A Fundação de Cultura de Maracanaú e o Grupo Garajal estarão juntos coordenando o evento, que celebra ainda o Dia da Declaração dos Direitos Humanos.

23 novembro, 2009

ABERTAS INSCRIÇÕES AO CONCURSO DE PRESÉPIOS DO V NATAL DE BRILHO


 
Estão abertas as inscrições do V Concurso de Presépios do Natal de Brilho 2009. O prazo se estenderá até o próximo dia 30 de novembro, na Fundação de Cultura, que funciona dentro do Centro Cultural Dorian Sampaio. Para participar, é necessário residir em Maracanaú, não trabalhar na Fundação e preencher uma ficha cadastral com RG e CPF. Os presépios serão expostos de 5 a 20 de dezembro, em local a ser definido. O julgamento será feito no dia 14 de dezembro. Nos próximos dias, a Funcult vai divulgar as premiações. Mais informações pelo telefone 3371.4088. Solidariedade - O Natal de Brilho 2009 continua realizando uma campanha para ajudar instituições que trabalham com dependentes químicos. Os servidores municipais estão sendo convidados a participar da iniciativa, doando alimentos não perecíveis, que devem ser depositados nas caixas da Campanha, localizadas em cada Secretaria. O material arrecadado será entregue a quatro instituições na semana do Natal. A ação é coordenada pela Assessoria da Mulher.

DEPUTADOS DESTINAM EMENDA DO ORÇAMENTO PARA MARACANAÚ




A bancada federal cearense no Congresso Nacional destinou uma das 19 emendas prioritárias, no Orçamento Geral da União de 2010, para conclusão das obras do Estádio Municipal Almir Dutra. Agora, a emenda segue para a Comissão do Orçamento. Se confirmada a liberação de recursos, Maracanaú ganhará uma arena de futebol com potencial para se tornar um dos centros de treinamento de uma das seleções que vão jogar no Castelão, em Fortaleza, durante a Copa do Mundo de 2014. O estádio está sendo erguido no centro da Cidade, em um terreno próximo à Câmara Municipal, ao Fórum da Cidade e ao Centro Cultural Dorian Sampaio. O estádio terá arquibancada para 16 mil pessoas, vagas para mais de 600 veículos, 28 bilheterias e segue os mais modernos padrões arquitetônicos. O projeto arrojado tem a assinatura dos arquitetos Fausto Nilo e Delberg de Leon.

MARACANAÚ IMPLANTA MAIS UMA AÇÃO NO COMBATE À VIOLÊNCIA



O sistema de vídeo-monitoramento de Maracanaú começa a funcionar no próximo dia 27. Os postes que receberão o fibramento ótico, além das câmeras, estão sendo implantados, como informou o comandante da Guarda Municipal, Coronel Castelo. Os containers para implantação da Central de Monitoramento estão sendo montados e os guardas responsáveis pelo sistema recebem treinamento. Apesar de a segurança ser de responsabilidade do Governo Estadual, o prefeito Roberto Pessoa está atento à questão e já adotou diversas ações no combate à violência. Entre elas, Rondas Escolar e da Saúde, Ciclopatrulhamento, além da construção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - AD, no Distrito de Pajuçara. Outra iniciativa importante foi a implementação da Cultura de Paz no Município, motivo de discussões, trabalhos e até edição de um livro sobre o assunto, em toda a rede escolar. Numa parceria com o Governo Estadual, Maracanaú é beneficiado com o Ronda do Quarteirão em 100% do seu território.

PREFEITURA REFORÇA ILUMINAÇÃO PARA MAIOR PROTEÇÃO DOS CIDADÃOS




Dentro do programa de revisão e de melhorias permanente do sistema de iluminação da cidade – incluído no esforço para redução da criminalidade -, a Prefeitura de Maracanaú está realizando vários serviços. Na CE-060 e CE-065, troca de lâmpadas e de reatores; no Jereissati I, mais 29 postes com 58 luminárias potentes. No Jereissati II, as Avenidas 12 e 6 também foram beneficiadas. Desde o inicio da gestão Roberto Pessoa, parcerias com a Coelce favoreceram 23 comunidades por meio da substituição de 2 mil lâmpadas e luminárias completas, além da implantação de 2.500 novas luminárias. O mesmo trabalho foi executado, ainda, nos bairros Luzardo Viana, Conjunto Industrial e Centro. O sistema de iluminação implantado em Maracanaú é duas vezes mais eficiente que o anterior, além de ser mais econômico.

MUNICÍPIO GERA QUASE 600 EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA EM OUTUBRO!



Maracanaú gerou 574 novas vagas de emprego com carteira de trabalho assinada, somente no último mês de outubro. De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, no acumulado de janeiro a outubro de 2009, 2.724 novas vagas formais foram criadas no Município. É o terceiro melhor resultado no Ceará em 2009, atrás apenas dos volumes registrados em Fortaleza e Sobral. Em todo o Estado, foram abertos 50.496 empregos formais este ano, o melhor resultado do Nordeste. No Brasil, de janeiro a outubro, o saldo alcançou 1,16 milhão de empregos formais. O avanço do mercado de trabalho maracanauense teve a contribuição do Programa de Atração de Empresas da Prefeitura de Maracanaú. Com o apoio do Município, mais de 30 empresas de grande porte – dos setores industrial, atacadista e varejista – estão em instalação na cidade neste momento, com a previsão de entrarem em funcionamento até o primeiro trimestre de 2010. Esses empreendimentos vão gerar mais 4,6 mil empregos diretos e investir R$ 563,2 milhões. (OS)

INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO PUXA O CRESCIMENTO DO MERCADO DE TRABALHO!



Os principais segmentos da economia de Maracanaú apresentam forte expansão do volume de empregos no mês de outubro, conforme o levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. A indústria de transformação local puxou esse crescimento com a geração de 377 postos de trabalho somente em outubro. Em destaque, aparecem os setores de serviço e comércio, com saldo positivo de 95 e 58 vagas, respectivamente. Outro número animador foi obtido pela construção civil, que gerou 37 novas ocupações com carteira assinada. Os dados sinalizam a rápida expansão da economia local, após a superação da crise econômica e financeira internacional. Demonstram, ainda, que Maracanaú se posiciona como um dos principais impulsionadores da expansão do mercado de trabalho formal no Ceará. (OS)

SECRETARIAS MUNICIPAIS VÃO SE ENGAJAR NO COMBATE À VIOLÊNCIA!


 
Todos as secretarias ligadas à administração municipal devem elaborar projetos e ações voltados para o combate à violência e à geração de uma cultura de paz em Pajuçara. Esta foi a decisão tomada em reunião do secretariado, nessa quarta-feira, no Gabinete do Prefeito de Maracanaú. A iniciativa partiu da discussão de doze propostas apresentadas pela própria população. Dentre elas, capacitação e geração de empregos para os jovens, numa parceria com empresários; ressocialização de menores infratores, rigor no cumprimento da lei que trata do funcionamento de bares e restaurantes, além da criação de grupos fixos de debate sobre a segurança. Também foi destacada a importância do convênio entre o Município e o Governo Federal – Pronasci, que destina recursos para o setor. No caso de Maracanaú, seriam utilizados na expansão do sistema de monitoramento, que estará pronto na próxima semana, contando com 22 câmeras. A idéia é adquirir mais 70 equipamentos de vigilância. O Distrito de Pajuçara tem uma população de 45 mil habitantes e está dividida em quatro áreas: Cidade Nova/DIF III, Boa Esperança, Grande Pajuçara e Jardim Bandeirante.

19 novembro, 2009

Centro Cultural do BID busca propostas para projetos em pequena escala. Inscrições até 31 de janeiro de 2010


Representações do BID na América Latina e no Caribe receberão as candidaturas para financiamento
O Centro Cultural do Banco Interamericano de Desenvolvimento está buscando propostas para concessões de ajuda financeira em 2010 a projetos de desenvolvimento cultural de pequena escala. As propostas devem ser enviadas antes de 31 de janeiro de 2010 para as Representações do BID nos 26 países da América Latina e do Caribe.
As doações, de US$ 3.000 a US$ 10.000, serão concedidas a propostas que satisfaçam uma necessidade local, apóiem a excelência artística, estimulem a atividade econômica e social de forma inovadora e bem-sucedida, além de contribuir para os valores culturais, o desenvolvimento dos jovens e da comunidade. Se quiser mais informações sobre o concurso, ingrese aqui.

O Programa de Desenvolvimento Cultural foi concebido para estimular o desenvolvimento de projetos inovadores, preservar e recuperar tradições e conservar o patrimônio cultural, entre outros objetivos. Os projetos são avaliados de acordo com sua viabilidade, alcance educativo, uso eficaz de recursos, capacidade de mobilizar recursos financeiros adicionais e impacto de longo prazo sobre a comunidade.

O BID pode financiar até dois terços de um projeto. As organizações locais são responsáveis por proporcionar o resto dos recursos e apoiar o projeto de modo sustentável.

Edital "Cultura e Pensamento" para debates presenciais e periódicos. Inscrições até 17/01/2010


Em 2009, o Programa CULTURA E PENSAMENTO lança editais para a viabilização de oito projetos de debates presenciais e a publicação de quatro projetos editoriais de periódicos impressos, a serem realizados. Inscrições até 17/01/2010.

Na edição 2009-2010, o edital de apoio a debates presenciais disponibilizará um valor de até R$ 90 mil para cada um dos oito projetos vencedores. O processo de seleção acontecerá em duas etapas, sendo a primeira delas efetuada através de formulário online, no qual o proponente deverá apresentar e justificar sua proposta, sem a necessidade de detalhamento completo quanto a procedimentos operacionais de execução.
 
Serão habilitados para a segunda etapa os projetos que apresentem maior potencial de desdobramento de suas questões e de embate entre visões diversas, de acordo com os princípios gerais do Programa CULTURA E PENSAMENTO e as orientações do regulamento de seleção. As propostas pré-selecionadas deverão ser, então, detalhadas e submetidas à última análise.

Sustentabilidade: que bicho é esse?



Universo das pessoas que sabem o que é o tema, ainda é muito pequeno
Por incrível que pareça, o universo das pessoas que entendem o que é responsabilidade social ou sustentabilidade ainda é muito pequeno. É difícil para nós acreditar na afirmação acima porque o assunto passa por nossas mãos diariamente que nem damos conta da falta de informação sobre o tema. 


Na minha cabeça o assunto já era bastante discutido e não precisaria de explicações para quem quer que fosse principalmente para profissionais de níveis gerenciais em grandes corporações. Quando o assunto em pauta - seja em uma conversa informal ou de negócios - se trata de sustentabilidade ou responsabilidade social, ouvimos as seguintes frase “...é, esse tema é a bola da vez”; “é um assunto que dá dinheiro”; ou ainda “é o futuro dos negócios”, mas nem todos sabem o que de fato isso significa.

A falta de informação é latente tanto que, na grande mídia, o espaço destinado a assuntos voltados à sustentabilidade é bem pequeno ou quase nada. Pouco se ouve ou se lê a não ser quando existe alguma campanha filantrópica específica. Além disso, a confusão entre o tema sustentabilidade e a filantropia ainda é comum. Apenas os veículos especializados é que dão destaque e valorizam cada detalhe do conjunto de ações ou, metaforicamente falando, os ingredientes que são utilizados para fazer ‘bolo sustentável’. Esses ingredientes são chamados de stakeholders.

Os stakeholders são os funcionários, os clientes, os fornecedores, a comunidade do entorno, o meio ambiente, os relacionamentos, os serviços, a produção, a matérias-prima, os governos, enfim, todos os elos que precisam estar bem alinhados nesta corrente e que proporcionarão sucesso e perenidade à corporação.

É cada vez maior o número de empresas que se importam com o tema e produzem anualmente os seus, ainda pouco conhecidos, relatórios de sustentabilidade. As grandes corporações que mantém negócios globalizados, já produzem esses relatórios onde constam informações gerais sobre a empresa, os seus resultados no que se refere às suas ações sociais, ambientais, sobre seus relacionamentos e de seus pares. É claro que isso não só uma coisa bonitinha de se ver, mas, geralmente essas informações são utilizadas estrategicamente para relacionamentos, parcerias, fusões, entre outras formas de negócios. Por exemplo: recentemente pudemos observar um grande número de Ofertas Públicas de Ações (IPOs) na Bovespa. Porém, para atrair capital estrangeiro, muitas empresas tinham de se adequar às regras do mercado de ações que estabelecem algumas exigências, entre elas, padrão internacional contábil e transparência apontada através dos relatórios de sustentabilidade. Muitos investidores internacionais não aplicam seu capital em empresas que não são socialmente sustentáveis. Um modelo padrão de relatório tem de constar informações sobre ambiente, uso de recursos hídricos, segurança, saúde, análise socioeconômica, entre outros.

Por outro lado, há um ponto negativo dentro de muitas corporações. Alguns estudos apontam que as pessoas de decisão dentro das companhias afirmam não ter tempo para a leitura das mais de 400 páginas dos relatórios de sustentabilidade. Muitos defendem modelos padrões de relatório que contenham informações básicas, fáceis de serem traduzidas e absorvidas.

O fato é que, apesar de o crescimento anual do número de empresas que se dedicam ao tema sustentabilidade - inclusive destinando parte dos recursos orçamentários para este setor- ainda é grande o universo das companhias, das pessoas e dos meios de comunicação que pouco ou nada conhecem sobre o assunto. Também sei que, como formador de opinião, tenho parcela de culpa nisso. Porém, faço trabalho de formiguinha e sempre tento, de alguma forma, levar a informação adiante.

Fundação Semear promove curso de balanço social


Evento ocorrerá no dia 27 de novembro em Novo Hamburgo / RS
A Fundação Semear realiza, no dia 27 de novembro, o curso de Relatório de Atividades e Elaboração de Balanço Social. Serão abordados temas como: conceito de Balanço Social; relatório de atividades; modelos: IBASE, ETHOS, GRI, Conselho de Contabilidade; elaboração e análise de balanços sociais; indicadores e exercícios práticos envolvendo a confecção do Balanço Social.

A capacitação será ministrada por Jeane Kich, Mestranda em Ciências Sociais – UNISINOS. Pós-Graduada em Gestão Social - PPGA/UFRGS. Graduada em Administração Hab. Recursos Humanos – UNISINOS. Consultora Social da Rede Profissionais Sociais. Desde 2003 é Coordenadora Executiva da Parceiros Voluntários de Canoas.

O curso ocorre na sala 12 da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI-NH/CB/EV), em Novo Hamburgo / RS, das 9h às 18h, tendo duração de 8 horas. O investimento é de R$ 60,00 para organizações do terceiro setor, mantenedores e investidores da Fundação Semear, estudantes e empresas associadas à ACI-NH/CB/EV e R$ 100,00 para demais participantes. Duas ou mais inscrições da mesma instituição, recebem 15% de desconto. As inscrições podem ser realizadas até dia 25 de novembro, pelo telefone (51) 2108 2108, ramais 2162 ou 2193, pelo e-mail morgana@fundacaosemear.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo sitewww.fundacaosemear.org.br.

12 novembro, 2009

PREFEITURA DE MARACANAU SELECIONA PESSOAS PARA VAGAS DE EMPREGO!




A Prefeitura de Maracanaú continua selecionando profissionais para o preenchimento de vagas de carpinteiro e assistente de contabilidade. Para carpinteiro, é exigida experiência na área, fundamental incompleto e a disponibilidade de começar de imediato. Já para as vagas de assistente de contabilidade, as exigências são ter curso de técnico em contabilidade concluído ou superior em andamento, além de experiência mínima de dois anos na área e conhecimentos sobre rotinas contábeis, classificação e conciliação contábil, área fiscal, escrituração fiscal e apuração de impostos. Os interessados devem procurar a Casa do Empreendedor, no Feira Center -Avenida I, no Jereissati, até sexta-feira, 13, no horário das 8 às 17 horas. Somente profissionais que residem em Maracanaú podem participar da seleção. Mais informações podem ser obtidas no 3401.8001. (MR)

ARTESANATO MARACANAUENSE ATINGE R$ 25 MIL NA CASA COR!


O espaço Maracanaú Design foi destaque na Casa Cor Ceará 2009, alcançando R$ 25 mil em vendas de peças produzidas por artesãos do Município, durante o evento, que aconteceu de 30 de setembro a 10 de novembro. Os produtos mais vendidos na loja foram as esculturas, peças em madeira e de trançado de jornal, produtos de mesa e banho, redes de retalho e os acessórios de moda e decoração. A beleza e a elevada qualidade do artesanato maracanauense também foram destaque nos ambientes da Casa Cor, em parceria com os arquitetos, como na suíte do internauta. (OS)

MARACANAÚ SEDIA DEBATE SOBRE ORÇAMENTO DO ESTADO EM 2010 PARA REGIÃO METROPOLITANA

O vice-prefeito Firmo Camurça e técnicos da Secretaria de Finanças vão representar o Município no seminário que vai discutir a proposta orçamentária do Estado para a Região Metropolitana de Fortaleza – RMF, em 2010. O debate acontecerá na Câmara Municipal de Maracanaú, amanhã,12, a partir das 9 horas. O objetivo é discutir com as lideranças políticas municipais e com a população as demandas dos 15 municípios da RMF a serem apresentadas ao Governo, por intermédio de emendas parlamentares. A escolha de Maracanaú como sede para discutir o Orçamento do Estado é oportuna. O prefeito Roberto Pessoa, na condição de coordenador do Núcleo da RMF junto à Aprece, vem articulando os cerca de 180 vereadores da região para implantar o Parlamento Metropolitano. Além disso, o Núcleo da RMF da Aprece, em parceria com o Governo do Estado, já está em negociações avançadas para aquisição de um hospital particular em Fortaleza, que supra a demanda dos pacientes da Região Metropolitana e desafogue o atendimento no Instituto Dr. José Frota. (MR)

11 novembro, 2009

MARACANAÚ PARTICIPA DE ENCONTRO INTERCONTINENTAL SOBRE NATUREZA


A Prefeitura de Maracanaú está representada no Encontro Intercontinental sobre a Natureza, que acontece até o próximo dia 13, no Centro de Convenções, das 8 às 20 horas. Na ocasião, a Secretaria de Meio Ambiente do Município apresentará alguns projetos, como o Protocolo de Maracanaú, Agenda 21 Local, Remar e a A³P. O encontro tem por objetivo buscar o fortalecimento da consciência ambiental e servirá de palco para o intercâmbio de informações e experiências relevantes sobre a preservação ambiental. Serão realizados cursos, fóruns, oficinas de trabalho e mesas redondas e a Feira Amigos da Natureza. O evento também fará um alerta à exclusão social e à preservação do meio ambiente, divulgando trabalhos realizados nesta área, dando ênfase a ações que podem ser implementadas e apresentando projetos já existentes, com a finalidade de combater a pobreza e minimizar os impactos ambientais. (AF)

MUNICÍPIO FINALIZA RECADASTRAMENTO DE FEIRANTES DA SÉ PARA AVALIAR REAL SITUAÇÃO.



A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Trabalho e Emprego e Empreendedorismo, finalizou recadastramento junto aos feirantes da Sé, em Maracanaú, identificando que 518 deles estão, efetivamente, comercializando nas dependências do Feira Center. O levantamento será apresentado ao prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, em data a ser marcada. A Prefeitura de Maracanaú analisará a situação dos feirantes e, se for o caso, os relocará em novo espaço, a partir de janeiro. CONVÊNIO – A vigência do convênio de cooperação entre a Prefeitura, Sil Investimentos Imobiliários e Associação dos Feirantes da Sé para o funcionamento da Feira, em Maracanaú, termina no dia 31 de dezembro deste ano. Porém, por vontade própria, a Sil Investimentos Imobiliários decidiu rescindi-lo e essa prerrogativa está prevista no contrato assinado. Diante do exposto, cabe à Sil se pronunciar sobre os motivos que a levaram à rescisão. (MR)

ARTESANATO MARACANAUENSE É SUCESSO DE VENDAS NA CASA COR!


O espaço Maracanaú Design é um dos grandes destaques da Casa Cor Ceará 2009, que se encerra nesta terça-feira, 10. Além de divulgar a beleza e alta qualidade do trabalho dos artesãos do Município, a loja faz sucesso na comercialização das peças. As vendas alcançaram o valor de R$ 17 mil, somente entre o início do evento, dia 30 de setembro, até o último dia 5 de novembro. Os produtos mais vendidos são as esculturas, peças em madeira e de trançado de jornal, produtos de mesa e banho, redes de retalho e os acessórios de moda e decoração. Algumas peças também estão sendo expostas nos ambientes da Casa Cor, em parceria com os arquitetos, como na suíte do internauta. As peças expostas nesses ambientes, como também as da loja, estão no Special Sale da Casa Cor, hoje, 10, com, no mínimo, 30% de desconto. (OS)

 
Subir