Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

24 julho, 2009

Grupo Gestor!




Atualmente o Liceu Municipal é composto pelo seguinte grupo gestor : Profº. Carlos Carvalho de Almeida ( diretor), Profª. Gizelma Severiano Feitosa e Profª. Tereza Regina Souza e Silva ( vice-diretoras).


O Liceu conta hoje com 758 alunos distribuídos de 6º ao 9º ano, nos turnos manhã e tarde, tendo seu funcionamento, no turno da noite, dedicado à prática esportiva, atendendo todas as modalidades ( futsal, voleibol, handebol) ministrada por voluntários, moradores da comunidade, e também pelo projeto de inclusão digital SeLiga!.
A atual gestão se caracteriza por apresentar uma administração descentralizadora e compartilhada, trabalhando com uma metodologia sócio-interacionista, seguindo as diretrizes básicas do projeto pedagógico.

23 julho, 2009

LICEU MUNICIPAL





O Liceu Municipal de Maracanaú foi fundado em 08 de março de 1988, atendendo a uma reivindicação da comunidade local, visto que não havia na cidade nenhuma escola de segundo grau pública. Existia apenas duas escolas particulares, Gustavo Barroso e Instituto São José, que não supriam a demanda dos alunos.

O projeto de criação Municipal foi idealizado pelos professores Francisco de Sousa, João Batista e Eugênio José Dantas. Posteriormente o projeto foi apresentado ao secretário de Educação Luiz Gonzaga Lopes que, em seguida, o apresentou ao então interventor do município Alfredo Marques.


O nome desta Escola proveu da influência do Liceu do Ceará, visto que o professor Porfírio recebeu o apoio pedagógico de sua Coordenação para regimentar a estrutura da escola que se iniciava.

A primeira sede começou a funcionar na Escola de Primeiro Grau Tenente Mário Lima,visto que não havia prédio à disposição da prefeitura para inplantação de uma Escola de Segundo Grau. Os primeiros cursos oferecidos foram Científico e Pedagógico, que funcionavam apenas no turno da noite. Ressaltamos também que a instituição iniciou suas atividades sem a contratação de um diretor, tendo o Professor Francisco Euvécio de Souza assumindo a coordenação pedagógica temporariamente.

O primeiro diretor do Liceu Municipal foi João Batista, admitido na prefeitura de Maracanaú em 03/01/1985, assumindo a direção do Liceu no período de 1988 até 1990.
Após 1994, devido a grande demanda de alunos, a Secretaria de Educação do Município sentiu a necessidade de ampliar as estruturas do Colégio Liceu Municipal e, com isto, foi obrigada a procurar um novo prédio, mudando-se para a
Fundação Francisco Moura, no Conjunto Jereissate I, sendo o prédio alugado temporariamente. Nesse período, o Liceu passou a funcionar nos turnos manhã, tarde e noite, incluindo também algumas turmas de primeiro grau ( atualmente Ensino Fundamental), permanecendo da direção o Professor Sandro Henrique Silva do Nascimento, que esteve no cargo até 1996, tendo como vice- diretores Plácido José Sousa Cavalcante e José Walter Costa.

Em 30 de novembro de 1998, de acordo com o Decreto Nº 942/98, fundamentado na Nova LDB, a prefeitura de Maracanaú alterou a nomenclatura das escola públicas, dentre os quais o Liceu, que mudou de Colégio Municipal Liceu de Maracanaú para Escola de Ensino Fundamental e Médio Liceu de Maracanaú.

A Escola funcionou neste prédio até setembro de 1999. A transição se deu sob a direção de José Walter Costa e vice-diretores José Firmino de Freitas e Janemeyre Monteiro do Nascimento.

A Prefeitura de Maracanaú foi beneficiada, através do Projeto Escola Modelo, com 12 salas de aula (II Projeto de Educação Básica para o Nordeste –SEDUC/MEC/BIRD). Assim , o Liceu adquiriu novas instalações que propiciaram mais conforto aos educandos e melhores condições de trabalho para os professores e funcionários. Em 16 de setembro de 1999, ocorreu a inauguração de um novo prédio do Liceu de Maracanaú, localizado na Rua Novo Oriente, S/N Bairro Piratininga.
Ainda em 1999, assumiu a direção da escola o Professor
Antoni Roque Filho, tendo como vice-diretores José Firmino de Freitas e Carlos Carvalho de Almeida. Em 2000 assume o grupo gestor Maria Stela Mesquita de Souza e Silva como diretora, Carlos Carvalho de Almeida e José Willame de Araújo Feitosa, como vice-diretores.

Em 1998 o Liceu de Maracanaú foi contemplado com PROINFO e no ano de 2000 com o PDE ( Plano de Desenvolvimento da Escola), programas criados pelo Governo Federal, que visam basicamente à melhoria do processo ensino-aprendizagem e da atuação do grupo gestor para o fortalecimento da relação entre escola e comunidade.

Logo, a partir de 1998 não foram mais abertas turmas de Ensino Médio, pois a prefeitura resolveu dar uma prioridade ao Ensino Básico. Portanto, em 2002 terminou a última turma do Curso Pedagógico, ficando a Escola, assim, apenas com o Ensino Fundamental II.

O Liceu Municipal de Maracanaú é uma instituição respeitada pela comunidade maracanauense pela seriedade do trabalho desempenhado não só pelos professores, mas pelo grupo gestor e funcionários, que sempre estão empenhados em oferecer uma educação de qualidade para as crianças e adolescentes do município.

 
Subir