23 julho, 2009

LICEU MUNICIPAL





O Liceu Municipal de Maracanaú foi fundado em 08 de março de 1988, atendendo a uma reivindicação da comunidade local, visto que não havia na cidade nenhuma escola de segundo grau pública. Existia apenas duas escolas particulares, Gustavo Barroso e Instituto São José, que não supriam a demanda dos alunos.

O projeto de criação Municipal foi idealizado pelos professores Francisco de Sousa, João Batista e Eugênio José Dantas. Posteriormente o projeto foi apresentado ao secretário de Educação Luiz Gonzaga Lopes que, em seguida, o apresentou ao então interventor do município Alfredo Marques.


O nome desta Escola proveu da influência do Liceu do Ceará, visto que o professor Porfírio recebeu o apoio pedagógico de sua Coordenação para regimentar a estrutura da escola que se iniciava.

A primeira sede começou a funcionar na Escola de Primeiro Grau Tenente Mário Lima,visto que não havia prédio à disposição da prefeitura para inplantação de uma Escola de Segundo Grau. Os primeiros cursos oferecidos foram Científico e Pedagógico, que funcionavam apenas no turno da noite. Ressaltamos também que a instituição iniciou suas atividades sem a contratação de um diretor, tendo o Professor Francisco Euvécio de Souza assumindo a coordenação pedagógica temporariamente.

O primeiro diretor do Liceu Municipal foi João Batista, admitido na prefeitura de Maracanaú em 03/01/1985, assumindo a direção do Liceu no período de 1988 até 1990.
Após 1994, devido a grande demanda de alunos, a Secretaria de Educação do Município sentiu a necessidade de ampliar as estruturas do Colégio Liceu Municipal e, com isto, foi obrigada a procurar um novo prédio, mudando-se para a
Fundação Francisco Moura, no Conjunto Jereissate I, sendo o prédio alugado temporariamente. Nesse período, o Liceu passou a funcionar nos turnos manhã, tarde e noite, incluindo também algumas turmas de primeiro grau ( atualmente Ensino Fundamental), permanecendo da direção o Professor Sandro Henrique Silva do Nascimento, que esteve no cargo até 1996, tendo como vice- diretores Plácido José Sousa Cavalcante e José Walter Costa.

Em 30 de novembro de 1998, de acordo com o Decreto Nº 942/98, fundamentado na Nova LDB, a prefeitura de Maracanaú alterou a nomenclatura das escola públicas, dentre os quais o Liceu, que mudou de Colégio Municipal Liceu de Maracanaú para Escola de Ensino Fundamental e Médio Liceu de Maracanaú.

A Escola funcionou neste prédio até setembro de 1999. A transição se deu sob a direção de José Walter Costa e vice-diretores José Firmino de Freitas e Janemeyre Monteiro do Nascimento.

A Prefeitura de Maracanaú foi beneficiada, através do Projeto Escola Modelo, com 12 salas de aula (II Projeto de Educação Básica para o Nordeste –SEDUC/MEC/BIRD). Assim , o Liceu adquiriu novas instalações que propiciaram mais conforto aos educandos e melhores condições de trabalho para os professores e funcionários. Em 16 de setembro de 1999, ocorreu a inauguração de um novo prédio do Liceu de Maracanaú, localizado na Rua Novo Oriente, S/N Bairro Piratininga.
Ainda em 1999, assumiu a direção da escola o Professor
Antoni Roque Filho, tendo como vice-diretores José Firmino de Freitas e Carlos Carvalho de Almeida. Em 2000 assume o grupo gestor Maria Stela Mesquita de Souza e Silva como diretora, Carlos Carvalho de Almeida e José Willame de Araújo Feitosa, como vice-diretores.

Em 1998 o Liceu de Maracanaú foi contemplado com PROINFO e no ano de 2000 com o PDE ( Plano de Desenvolvimento da Escola), programas criados pelo Governo Federal, que visam basicamente à melhoria do processo ensino-aprendizagem e da atuação do grupo gestor para o fortalecimento da relação entre escola e comunidade.

Logo, a partir de 1998 não foram mais abertas turmas de Ensino Médio, pois a prefeitura resolveu dar uma prioridade ao Ensino Básico. Portanto, em 2002 terminou a última turma do Curso Pedagógico, ficando a Escola, assim, apenas com o Ensino Fundamental II.

O Liceu Municipal de Maracanaú é uma instituição respeitada pela comunidade maracanauense pela seriedade do trabalho desempenhado não só pelos professores, mas pelo grupo gestor e funcionários, que sempre estão empenhados em oferecer uma educação de qualidade para as crianças e adolescentes do município.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Subir